Sistemas feitos para durar

Estamos aqui para atendê-lo

(11) 3864-9092

Horário de Funcionamento

Seg - Sex 08:00 - 18:00

Escreva para nós

contato@futuranet.com.br

Ser ou não um canastrão (ou como iniciar um blog)

É isso aí mesmo.

Incorporar o espírito do canastrão.

Para começar a escrever um blog, voce provavelmente se sentirá assim e é importante não lutar contra esse sentimento e sim, pelo contrário, deixar ele ajudá-lo nesse novo hábito.

Se voce lutar contra isso, provavelmente estará fazendo o que faz sempre quando escreve um documento profissionalmente: cercando-se de todas as informações necessárias, utilizando o jargão da sua área enfim… tão empolgante quanto lavar a louça do domingo.

Segundo o Joel, para você escrever e ser lido, deve escrever com humor. Todo mundo tem senso de humor (sim, eu sei, voce acha que não tem, que é diferente, que isso não é para você, ok: continue lendo) e existem certas práticas para aumentar o humor e, por consequência, o número de leitores. Vamos a elas:

  • Usar adjetivos.
  • Contar histórias ao invés de tentar descrever o fato.
  • Ter um início cativante.

Além disso, o “pulo do gato” com relação a um blog bem sucedido são dois pontos:

  • Defina um foco. Isto é fundamental pois é o fator que irá fazer com que as pessoas retornem ao seu blog. E o foco não precisa ser muito estreito. Por exemplo, se voce é um micro-empresário, pode escrever sobre o que sua empresa faz e também sobre a sua experiência em tocar a empresa no dia a dia. Perceba que esse foco é bem amplo: uma hora você poderá estar escrevendo sobre impostos, outra hora sobre uma eventual mudança física para outro local (ou como iniciar um blog!) e isso irá atrair uma audiência que dá um certo valor a este assunto.
  • Tenha opinião. Para causar polêmica e não ficar aquela coisa morna de voce defender um lado e depois o outro. Quem gosta de ler isso? Outro dia li sobre uma palestra que o Linus Towards deu a respeito de uma ferramenta que ele criou chamada GIT (um controle de versões/documentos). A primeira coisa que ele falou na palestra foi (CVS e SVN sao outras ferramentas que fazem mais ou menos a mesma coisa que a ferramenta que ele criou):

Quando eu digo que odeio CVS com paixão, também tenho que dizer que se houver algum usuário de SVN na audiência, vocês podem querer sair. Porque meu ódio por CVS significa que eu vejo Subversion como o projeto mais sem sentido já começado, porque o slogan para Subversion por um tempo era ‘CVS feito direito’ ou algo assim. E se você começa com esse tipo de slogan, não há para onde ir, não existe maneira de fazer CVS direito.

Alguém tem mais alguma sugestão?

 

About marcos

No Comments

Deixe um comentário